A Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte-Capoeira ( ABADÁ-Capoeira ), em inglês traduzido como "A Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte da Capoeira ", é uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é espalhar e apoiar a cultura brasileira através da prática da capoeira . Fundada em 1988 pelo Mestre Camisa , José Tadeu Carneiro Cardoso, a ABADÁ está sediada no Rio de Janeiro , Brasil. É uma das maiores organizações de capoeira do mundo, com mais de 41.000 membros representando escolas em todos os estados do Brasil , bem como em 30 países diferentes. A ABADÁ se distingue de outras organizações de capoeira por seu crescimento mundial, bem como por seu estilo, padrões e filosofia.
Estilo, padrões e filosofia
Estilo
"A ABADÁ-Capoeira se orgulha da originalidade e do
refinamento constante de seu estilo de capoeira, renomado por sua eficiência,
estética e relevância cultural e histórica", explica a ABADÁ-Capoeira San
Francisco. Parte do renascimento contemporâneo
da capoeira, a
ABADÁ-Capoeira busca incorporar as práticas dos dois principais ramos da
arte, a Capoeira Regional e a Capoeira
Angola . Sua instrução abraça os costumes fundamentais da
arte consagrada pelo tempo, ao mesmo tempo em que envolve os avanços
modernizadores dos Mestres recentes, em particular do Mestre Bimba . Aluno formado pelo
Mestre Bimba, Camisa "desenvolveu sua própria filosofia e metodologia para
o ensino da capoeira seguindo os conceitos inovadores de seu professor, o
grande mestre de Capoeira Regional, Bimba. A visão do Mestre Camisa para a
ABADÁ-Capoeira tem sido criar uma organização que se esforça para seguir em
frente, mantendo um pé no passado e outro no futuro, mantendo a tradição e ao
mesmo tempo se adaptando às mudanças da sociedade".
Padrões
Como explica ABADÁ-Capoeira São Francisco:
A ABADÁ-Capoeira acredita que o estudo da capoeira envolve
dedicação a todos os vários aspectos da arte, enfatizando em particular a busca
incansável pelo domínio técnico dos elementos físicos da
capoeira e a constante evolução da técnica para melhorar a
eficiência e prevenir lesões . Igualmente importante é a
compreensão e a reverência pela rica história da capoeira, incluindo a
preservação e recuperação dos instrumentos , ritmos e jogos da capoeira , a competência individual e o
conhecimento da música e dos instrumentos do jogo e a participação na
comunidade de capoeira mais ampla no Brasil e em todo o mundo.
Como este último sugere, a ABADÁ-Capoeira se expressa não
apenas como um esforço atlético, mas também como uma prática holística que
ajuda os indivíduos a se desenvolverem como membros da sociedade em geral.
Filosofia
Conforme descrito pela ABADÁ-Capoeira New York City, a
ABADÁ-Capoeira incorpora uma filosofia multinível que visa sustentar o
desenvolvimento da capoeira por meio de seus membros, bem como utilizar a
capoeira como ferramenta para o crescimento individual e comunitário. Em
sua base, a escola enfatiza a "busca incansável do domínio técnico da
capoeira, tanto no nível do aluno quanto do instrutor". O treinamento
fornece uma base sólida nos movimentos e princípios da arte, promovendo disciplina,
bem como consciência física e mental. O treinamento contínuo reconhece a
transformação do aluno em professor à medida que ele progride por vários
estágios de desenvolvimento e retorna sua experiência aprendida ao grupo. Esse
processo ajuda a manter os sistemas de valores originais dos primeiros mestres
de capoeira, sua cultura e suas experiências de vida, à medida que o ciclo de
aprendizado continua. Ao mesmo tempo, um diálogo se abre pelo qual o
"professor" também é informado e instruído pelo "aluno" à
medida que o aluno marca suas próprias conquistas pessoais como capoeirista.
Tão importante quanto isso, a ABADÁ-Capoeira promove a
capoeira como um recurso artístico e cultural, bem como uma
valiosa ferramenta pedagógica. Uma abordagem
holística de todos os aspectos da arte e suas tradições, em particular
as canções e os instrumentos , ajuda a manter uma conexão firme com sua
herança brasileira. Ao mesmo tempo, a ABADÁ-Capoeira promove a exploração
criativa dentro da ideia de "jogo". Os capoeiristas não competem
exatamente nas rodas , mas sim se esforçam com seu parceiro para
produzir o melhor jogo possível, e essa compreensão do jogo se estende a
outros aspectos do treinamento do capoeirista.
A escola também busca "promover valores culturais e
humanos" baseados em respeito, liberdade, integridade e
força. Sua orientação social também defende a construção de
comunidade, liderança na prática diária e a busca pela educação. Ela espera
atingir esses objetivos espalhando a arte da capoeira em e por meio de
universidades, escolas, clubes, associações e comunidades diversas. Ela também
espera enfatizar as lições culturais inerentes às suas raízes
brasileiras e, ao fazer isso, promover a integração social entre
pessoas de diferentes origens e classes. Ao mesmo tempo em que mantém seus
objetivos sociais, a ABADÁ-Capoeira também busca incutir bom caráter, dignidade
e fortes valores pessoais em seus alunos. O treinamento, portanto,
reforça a integridade pessoal e pode oferecer um exame pessoal e espiritual.
História e Mestres
A ABADÁ-Capoeira foi oficialmente fundada em 1988 no Rio
de Janeiro . A intenção do Mestre Camisa era desenvolver um grupo
formalmente dedicado à prática da arte, o que também construiria um forte senso
de família e comunidade para os numerosos capoeiristas. Essa comunidade mundial
é guiada pelos Mestres da escola, que atualmente somam seis. Na tradição da
capoeira, todos os praticantes recebem um apelido, ou alcunha, que
estabelece sua identidade dentro da ABADÁ-Capoeira. Apelidos são normalmente
atribuídos durante as celebrações de batizado ,
quando novos membros são recebidos na comunidade.
Mestre Camisa
Mais informações: Mestre
Camisa
Mestre Camisa, nascido José Tadeu Carneiro Cardoso, cresceu
em uma fazenda conhecida como Fazenda Estiva no nordeste do Brasil, no estado
da Bahia .
Ele cresceu com nove irmãos, sendo o mais velho Edvaldo Carneiro da Silva, que
se tornou o capoeirista Camisa Roxa. Mestre Camisa começou a estudar capoeira
por volta dos sete anos de idade, seguindo os movimentos de outros que tocavam
nas rodas de rua do bairro e instruído por seu irmão mais velho, Camisa Roxa,
ele próprio, aluno do lendário Mestre Bimba.
Quando Camisa completou 12 anos, Camisa Roxa convenceu sua
mãe a permitir que ele frequentasse a academia do Mestre Bimba em Salvador ,
onde recebeu uma educação mais formal na arte e foi exposto à diversidade de
praticantes reunidos na cidade. Depois de cerca de um ano, Camisa se
tornou um Aluno Formado, um aluno graduado do Mestre Bimba.
No início dos anos 70, Camisa se juntou ao irmão em uma
turnê de um ano pelo Brasil com a companhia de dança folclórica Olodum
Maré, também conhecida como Grupo Folclórico da Bahia, que apresentou
artes tradicionais, incluindo capoeira. A turnê incluiu três meses de
apresentações no Rio de Janeiro antes que a trupe partisse para uma turnê
reformulada pela Europa . Mestre Camisa ficou no Brasil, pois
deveria retornar a Salvador para completar seus estudos; em vez disso, ele
permaneceu no Rio e começou a ganhar a vida ensinando capoeira.
Seus primeiros meses no Rio foram pessoalmente difíceis,
pois ele era basicamente pobre e não tinha amigos ou conexões estabelecidas na
cidade. Ele começou a oferecer treinamento em capoeira e aos poucos
ganhou alunos. Foi durante esse primeiro período no Rio que Mestre Camisa
começou a considerar a necessidade de projetar uma estrutura formal para as
aulas, elaborar um plano básico de aula, criar um local para estudar e ensinar,
um local para debater técnicas e discutir conceitos. Além disso, ele sentiu a
necessidade de dar uma estrutura familiar a tantas pessoas que deixaram para
trás suas cidades, amigos e familiares e se mudaram para o Rio para se dedicar
à capoeira. Este último foi o principal impulso para a criação de uma nova
organização que, em 1988, se tornaria a ABADÁ-Capoeira.
Desde o início da década de 1980, Mestre Camisa vinha se
baseando em sua experiência na Academia do Mestre Bimba para desenvolver seu
próprio estilo e construir sua escola. Sua técnica e metodologia únicas
aprimoraram o aspecto marcial da capoeira e o estabeleceram como o principal
mestre de capoeira do mundo. Como não possui um físico massivo, Camisa
desenvolveu uma técnica para neutralizar seu oponente com esquivas, quedas,
velocidade e eficiência na aplicação dos movimentos, golpes e chutes. Essa técnica
lhe permite enfrentar um oponente maior em condições iguais.
Mestre Camisa está constantemente pesquisando capoeira e
aprimorando seu estilo. Ele ministra workshops e seminários e participa de
batizados no Brasil e no mundo todo. Através da ABADÁ-Capoeira, Mestre Camisa
está definindo uma nova linguagem contemporânea de capoeira que busca respeitar
e preservar as tradições e fundamentos da capoeira, e acompanhar todos os
aspectos de sua evolução — como arte
marcial , como jogo lúdico, como fonte de ritmos e canções, e como
forma de arte espontânea — à medida que as escolas se expandem pelo
mundo. Ele se tornou eminentemente respeitado no Brasil e na comunidade
mundial de capoeira por suas contribuições à arte. Em Capoeira: Uma
Forma de Arte Brasileira , Bira
Almeida , "Mestre Acordeon", observa: "Camisa [é] um
dos melhores professores contemporâneos e um capoeirista muito
talentoso , que treina incessantemente desde os doze anos. Influenciado por seu
irmão mais velho, Camisa Rôxa, o forte comprometimento de Camisa com a Capoeira
se reflete em sua maturidade na arte e no resultado de seu
trabalho."
Grão Mestre Camisa Roxa
O Grão-Mestre Camisa Roxa nasceu Edvaldo Carneiro da Silva
em 1944 e passou a infância na Fazenda Estiva, no interior de Salvador, Bahia.
Era o mais velho de dez irmãos e era muito respeitado pelos irmãos mais novos,
vários dos quais seguiram seus passos na vida e na capoeira.
Conforme detalhado pela ACNYC:
Aos 10 anos de idade, o Grão-Mestre Camisa Roxa começou a
jogar capoeira. Na época, era apenas um dos muitos jogos que ele praticava para
se entreter e passar as longas horas da infância. Ele não tinha ideia de que,
19 anos depois, seria um capoeirista profissional e o primeiro a levar sua arte
para fora do Brasil, primeiro para a Europa e depois para o mundo todo.
Camisa Roxa fez seu nome como capoeirista em Salvador, Bahia, como aluno do
Mestre Bimba. Na década de 1960, ele deixou a fazenda da família para a capital
a fim de concluir o ensino médio. Além de seus trabalhos escolares, ele também
começou a estudar capoeira na Academia de Bimba. Ele era um aluno apto e
esforçado, e eventualmente ganhou reconhecimento como o melhor aluno de
Bimba.
Seu talento e conhecimento de capoeira passaram a ser
reconhecidos em toda a comunidade à medida que ele procurava outros
capoeiristas: tocando nas rodas da academia do Mestre Pastinha e nas rodas dos
Mestres Valdemar e Traira na Rua Pero Vaz, Camisa Roxa tornou-se muito
respeitado.
Aos 21 anos, o pai do Grão-Mestre Camisa Roxa faleceu, e ele
se tornou o patriarca da família. Assumiu a responsabilidade de educar seus
irmãos e irmãs e de prover seu bem-estar geral. Tornou-se o segundo pai deles e
era muito admirado por todos. De fato, três de seus irmãos — Ermival, Pedrinho
e José Tadeu — seguiram seus passos, treinando capoeira com Mestre Bimba em sua
academia em Salvador. Assim como o irmão, os três se tornaram alunos formados,
graduados, da Academia de Mestre Bimba.
Camisa Roxa eventualmente começou a ensinar capoeira em
diversas academias e clubes em Salvador. Inspirado pela ideia de disseminar a
prática da capoeira, Camisa Roxa ajudou a fundar a companhia de dança
folclórica Olodum Maré, um grupo itinerante de performances para promover as
artes tradicionais, incluindo a capoeira, por todo o Brasil. Após completar uma
turnê de um ano pelo país, o grupo planejou uma turnê pela Europa sob o nome
"Brasil Tropical".
Quando a trupe embarcou em 1973, "poucas pessoas
acreditavam que sua viagem seria um sucesso. No entanto, confiando em sua
visão, seu talento e no poder da capoeira, Camisa Roxa fez a viagem e [ele e a
trupe foram] muito bem recebidos. Essa viagem foi o primeiro passo em direção
ao que agora se tornou a internacionalização da capoeira". Em Capoeira:
Uma História de uma Arte Marcial Afro-Brasileira, Matthias Röhrig
Assunção afirma: "Importante para a difusão da capoeira na Europa durante
a década de 1970 foi a Brasil Tropical, uma companhia liderada pelo dançarino e
coreógrafo Domingos Campos e M. Camisa Roxa. Camisa Roxa, aluno de M. Bimba,
era na época considerado um dos melhores jogadores regionais do
Brasil". A trupe Brasil Tropical se dedicaria a promover a arte
da capoeira em todo o mundo. Embora a arte permaneça firmemente enraizada no
Brasil, ela foi plantada em 40 países ao redor do mundo, em grande parte como
resultado das viagens e do trabalho do Grão-Mestre Camisa Roxa.
Grão Mestre Camisa Roxa viveu os últimos anos na Áustria .
Coordenou centros de ABADÁ Capoeira na Europa e foi organizador do ABADÁ
Capoeira "Jogos Europeus". Ele faleceu em 18 de abril de 2013 em
Salvador (Brasil)
Mestre Cobra
Esta biografia foi publicada originalmente no site da ACNYC.
Esta versão foi significativamente editada para corrigir erros de gramática,
tradução e estilo; o conteúdo não foi alterado.
Mestre Cobra, Antonio Marcelo Rodrigues Trinade, nasceu
em Amparo — cidade do interior de São Paulo —
em 18 de novembro de 1963. Na adolescência, costumava assistir a rodas de
capoeira pela cidade com os amigos. Os capoeiristas perceberam seu interesse
pela arte e o convidaram para treinar na escola de capoeira local, onde
conheceu o Mestre Carlão. Cobra era o mais velho de quatro filhos e, aos
dezesseis anos, trabalhava como tecelão para ajudar no sustento da família.
Todos os dias, depois do trabalho, ia à escola de capoeira e se tornou um dos
alunos mais dedicados de Carlão.
A capoeira também o ajudou a superar um dos momentos mais difíceis de sua vida:
a perda precoce da mãe, aos 16 anos. A família passou por momentos difíceis com
a separação dos irmãos enquanto o pai, que era caixeiro-viajante, reorganizava
a estrutura familiar. "Naquele momento, a capoeira foi minha válvula de
escape; foi o que me manteve unido, e isso me motivou", explica Cobra.
Cobra treinou na cidade de Amparo por seis anos, ouvindo histórias de grandes
capoeiristas e sobre a capoeira no Rio de Janeiro. Mestre Carlão falava sobre
Camisa não apenas como um grande capoeirista, mas também em referência à sua
personalidade, ao trabalho que ele estava fazendo e à sua preocupação com a
direção que a capoeira estava tomando. Essas conversas despertaram o interesse
de Cobra em ir ao Rio de Janeiro para conhecer Mestre Camisa. Durante uma
viagem ao Acres para um batizado na escola de Mestre Rodolfo (o Mestre de
Carlão), Cobra conheceu Mestre Camisa e perguntou se ele poderia ir ao Rio de
Janeiro para ter uma aula com ele; Mestre Camisa concordou. Cobra tinha o grau
de Graduado e ensinava capoeira em Amparo, mas tinha muitas dificuldades
financeiras. Apesar disso, Cobra começou a economizar dinheiro para a viagem ao
Rio.
Em dezembro de 1984, Cobra foi ao Rio com dinheiro suficiente apenas para
assistir a uma das aulas de Camisa e retornar a Amparo no dia seguinte. Ao
chegar à aula, foi informado de que Mestre Camisa estava no Circo Voador,
organizando o Primeiro Encontro Nacional de Capoeira. Ao chegar ao Circo
Voador, Cobra encontrou Mestre Rodolfo, que lhe disse ser muito importante que
Cobra participasse do evento de Camisa. Mestre Rodolfo pagou a hospedagem e as
refeições de Cobra por uma semana, o que ele lembra hoje como o maior presente
de sua vida. Ele reflete: "Naquele momento, percebi que meu destino ia
mudar... Entendi o quão avançada a capoeira era no Rio de Janeiro em comparação
com o resto do país; fiquei fascinado pelo mundo da capoeira e sua liderança
aqui no Rio de Janeiro".
De 1985 a 1986, Cobra treinou mensalmente no Rio de Janeiro. Passou uma semana
na Associação em Botafogo .,
onde treinava diariamente das 16h às 18h com Mestre Camisa e das 19h às 22h com
Mestre Caio, antes de retornar a São Paulo. Em 1987, Cobra decidiu se mudar
para o Rio de Janeiro definitivamente. Cobra informou Mestre Carlão sobre sua
decisão. Em resposta, Mestre Carlão pediu a
Mestre Camisa que acolhesse Cobra, dizendo que ele era uma boa pessoa
para se ter ao seu lado. E então Camisa cedeu a Cobra um pequeno quarto na
Associação, a escola de capoeira onde Camisa lecionava.
"Aquele pequeno quarto era como um hotel cinco estrelas; um lugar onde eu
posso morar e treinar... era o melhor", lembra Cobra. Ele começou a
treinar consistentemente com Mestre Camisa e logo assumiu a organização de
eventos e projetos sociais. À medida que Mestre Camisa desenvolvia a
ABADÁ-Capoeira no final da década de 1980, Cobra o apoiava, e tem permanecido
desde então. À medida que a organização da ABADÁ crescia, também crescia a
popularidade de Mestre Cobra como um dos capoeiristas mais técnicos do Rio.
Mestre Cobra não parou de ministrar workshops e seminários pelo mundo todo. Em
1993 recebeu o título de Mestre e em 2005 foi reconhecido como Mestre. Mestre
Cobra já orientou centenas de alunos e foi peça fundamental no crescimento da
ABADÁ-Capoeira.
Mestre Morcego
Rogério Francisco da Silva, nasceu no Rio
de Janeiro e começou a treinar capoeira em 1981. Mestre Morcego
começou a treinar com Mestre Camisa no Clube de Regatas e Natação Santa Luzia,
no Aterro do Flamengo, RJ, Brasil. Em 1989, recebeu a corda marrom. Em 1991,
Mestre Morcego, juntamente com os Mestres Cobra e Canguru, foram os primeiros a
receber as cordas marrom e vermelha da Abadá-Capoeira. Em 1995, recebeu a corda
vermelha e foi reconhecido como Mestre Morcego. Em 2011, foi reconhecido como
Mestre pelo Mestre Camisa e pela Abadá-Capoeira. Durante o período de 1984 a
2011, Mestre Morcego conciliou seu tempo entre ser um membro ativo do Corpo de
Fuzileiros Navais do Brasil e como capoeirista. Hoje, no entanto, Mestre
Morcego se dedica exclusivamente à capoeira! Ele supervisiona e orienta os
membros da Escola Abadá. Mestre Morcego viaja internacionalmente para ministrar
cursos técnicos de atualização. Fluente em inglês, o que facilita a dinâmica de
seus ensinamentos.
Mestre Canguru
Waldec Velasco Cota.
Começou a praticar capoeira em 1980. Tornou-se Mestre em 2000 e Mestre em 2013.
Atualmente, mora e dá aulas no Rio de Janeiro.
Mestra Edna Lima
Edna Lima.
Mestra Edna começou a treinar capoeira em 1975. Ela também é faixa preta de
caratê. Tornou-se Mestranda em 1997 e Mestra em 2013. Mestra Edna criou o
Capoeira Workout, baseado em movimentos de capoeira.
Atualmente, ela mora e dá aulas na cidade de Nova York.
Mestra Márcia Cigarra
Márcia Treidler.
Começou a praticar capoeira em 1982. Tornou-se Mestranda em 1997 e Mestre em
2013.
Atualmente, mora e dá aulas em São Francisco.
Mestrandos
O grupo de elite de Mestrandas e Mestrandos da organização
ABADÁ-Capoeira, com quarenta mil membros, é composto por 25 indivíduos que se
dedicaram ao longo da vida à arte da capoeira. Sua dedicação duradoura foi
fundamental para manter a técnica e a filosofia distintivas da ABADÁ-Capoeira.
Liderados pelos Mestres, esses Mestrandos supervisionam a ABADÁ-Capoeira em
todo o mundo para garantir que seu estilo, técnica e filosofia sejam
preservados e, acima de tudo, que a arte da capoeira continue a se expandir sem
comprometer sua essência. Os Mestrandos, juntamente com os Mestres, também são
responsáveis pelo aprimoramento contínuo dos movimentos, normas e ética
dentro da organização.
Fonte - Wikipédia (English)
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